Serviços / Programas

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolve atividades e oficinas com coletivos de 25 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, ambos os sexos, pessoas com ou sem deficiência, diversidades étnicas, raciais, religiosas, sexuais, entre outras, considerando a realidade local do município. 

O Serviço possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e reconhece as capacidades e potencialidades dos usuários e promove o protagonismo na busca de direitos e espaços de integração relacionados ao mundo do trabalho, bem como o resgate de sua auto-estima, autonomia e resiliência. Estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território.

No tocante ao desenvolvimento das oficinas, as mesmas serão realizadas por meio das intervenções pautadas em três eixos: Convivência Social, Mundo do Trabalho e Participação Cidadã, promovendo a convivência, fortalecendo os laços familiares, sociais, heterogêneos e Intergeracionais com ações que estimulem a emancipação do adolescente distinta por faixa etária, de acordo com cada ciclo de vida, com momentos unificados que serão realizados por meio de parcerias Inter setoriais com a Educação, Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Lazer e Assistência Social. São ofertadas atividades lúdicas como: Oficinas de Circo; Esporte; Lazer; Cultura; Inclusão Digital; Dança; Teatro; encontros e rodas de discussão de temas relevantes no qual contamos com o apoio da comunidade.

Tem por objetivo promover o desenvolvimento da convivência familiar incentivando a socialização e a convivência social, contribuindo para o retorno e/ou permanência do adolescente na escola.