Serviços / Programas

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


O SCFV é um Serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade.

O serviço possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades individuais e grupais com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento das diversas vulnerabilidades sociais. O serviço prevê o desenvolvimento de ações intergeracionais e heterogêneas na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros.

Tem por foco desenvolver ações para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuir para o retorno e/ou permanência dos adolescentes e jovens na escola e motivação por meio de atividades que estimulem e incentivem a convivência social, participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O Serviço atende adolescente de 15 a 17 anos, sendo ofertado atualmente nas sedes dos do CRAS I – Jardim Centenário e CRAS II – Jardim São Lucas.