Notícias
10/11/2014
VI Encontro Nacional de Dirigentes e Técnicos Araras/SP
O objetivo do encontro era oferecer novas informações, capacitando e atualizando dirigentes e profissionais de entidades sociais
Representantes da Patrulha Juvenil de Garça participaram, nos dias 23 e 24 de outubro, do 6º Encontro Nacional de Dirigentes e Técnicos da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) na sede da AEHDA Araras-SP (Associação de Educação do Homem de Amanhã). O objetivo era capacitação e atualização frente às mudanças de legislações que afetam a vida de entidades assistências e refletem no atendimento a crianças, jovens e adolescentes. Cerca de 200 pessoas participaram, representando entidades da capital paulista, do ABCD, da Baixada Santista, do Interior de São Paulo e de Goiás.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra “Diálogo sobre Gestão de Entidade de Assistência Social”, ministrada por Nicole Hoedemaker, assessora jurídica da APF(Associação Paulista de Fundações) e presidente do CONSEAS-SP (Conselho Estadual de Assistência Social). Esta palestra foi acompanhada pelo grupo de dirigentes de entidades de assistência social. Entre eles estava o empresário garcense João Carlos dos Santos, também presidente da Patrulha Juvenil.
João Carlos viajou acompanhado de pequeno grupo de profissionais que atuam diretamente nos programas e projetos desenvolvidos pela Patrulha Juvenil e durante o encontro, uma extensa programação foi oferecida tanto aos dirigentes e técnicos quanto a grupos de adolescentes atendidos.
GRUPOS
No dia 23 de outubro, pela manhã, houve reunião de dirigentes da Febraeda junto ao Grupo REP-Rotary Socioaprendizagem e diretores de entidades associadas, enquanto o grupo técnico participou de uma oficina sobre Relatório e Plano de Ação. O palestrante foi Célio Vanderlei Moraes, assessor de Formação do Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social.
Ao mesmo tempo, ocorreu uma reunião do MONAS (Movimento Nacional de Fortalecimento da Socioaprendizagem) no SUAS (Sistema Único de assistência Social) com representantes de quatro outras associações de ação nacional, além da própria Febraeda. O grupo abordou o Plano de Ações do Movimento Nacional para o trimestre out-dez 2014 e para o ano de 2015.
Também à tarde, os grupos de dirigentes e técnicos assistiram à palestra “Certificação das Entidades de Integração ao Mundo do Trabalho no Âmbito da Assistência Social”, proferida por Maria Helena Gabarra Osório, assessora do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS (MDS/SNAS).
É importante destacar que esse encontro em Araras reuniu profissionais “de peso” em nível nacional que estão ligados a importantes segmentos relacionados à assistência social e atenção a crianças, jovens e adolescentes.
CAPACITAÇÃO
O grupo de dirigentes de entidades filiadas, sob coordenação do presidente Marola, assistiu à apresentação do diagnóstico das instituições realizado pela equipe técnica da Febraeda, que será a base para a elaboração do Planejamento Estratégico da Federação. Já os técnicos das entidades assistiram à palestra motivacional “Usando o coração sem perder autoridade”, com Silvio Carajeleascov, consultor, empresário e master coach.
E mais: o grupo de dirigentes e técnicos se reuniu, ainda, para a palestra “As parcerias público-privadas e a contratação de aprendizes pela administração pública na ótica da Lei 13.019/2014”, com a doutora Claudine Correa Leite Bottesi, procuradora do Tribunal de Contas do Estado de SP.
No dia 24, as atividades para o grupo de aprendizes foram iniciadas com uma oficina sobre meio ambiente no Centro Ambiental da AEHDA Araras, com acompanhamento do engenheiro agrônomo José Mauro Oliveira Araújo.
A participação dos jovens no dia 24 culminou com a apresentação a todos os participantes, expondo suas conclusões e propostas na defesa da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens aprendizes, e arrancou aplausos da plenária pela demonstração de protagonismo e seriedade.
Ao final do evento, os participantes puderam enviar comentários sobre as atividades, sendo que a grande maioria avaliou como muito produtivos os dois dias do encontro. Durante o evento, também foram comemorados os 10 anos de fundação da Febraeda, que ocorreu nesse mesmo local em 11 de setembro de 2004. Lembrando que no ano passado nesta mesma época, o evento aconteceu em nossa cidade nas demências da Patrulha.