Serviços / Programas

Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) - Casa Abrigo “SOLLAR”


A Casa Abrigo “Sollar” foi inaugurada em 24 de novembro de 2004, localiza-se em área urbana, bairro central de fácil acesso a posto de saúde, hospital, escolas, creche e centro esportivo e social. Devido à grande demanda de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social detectada pelos órgãos competentes da Comarca de Garça, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescentes, Poder Executivo e Poder Judiciário, criou-se um espaço com características residenciais e ambiente acolhedor onde essas crianças e adolescentes vitimizadas são acolhidas institucionalmente enquanto perdurar a necessidade de medida de proteção.

A Casa Abrigo “Sollar” oferece o Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade de abrigo na Proteção Social Especial de Alta Complexidade, finalidade é atender o que estabelece o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, que define a política de atendimento à criança e ao adolescente de forma municipalizada com a “criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativa”, e para melhor atendimento seguimos os parâmetros das Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo assistir crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, além das orientações às famílias, para que se fortaleçam e alcancem condições adequadas à reintegração da criança na família de origem. O serviço visa também oferecer atendimento personalizado, resgatando a autoestima, estimulando a socialização e buscando o fortalecimento das relações interpessoais das crianças e adolescentes.

Regime de Acolhimento: Semelhante a uma residência, de grupos de até 20 crianças/ adolescentes, com funcionamento ininterrupto (24 horas/ 12 meses).