Fique por dentro

Notícias


30/05/2014

Palestra ÁLCOOL E DROGAS - “Valorização da Vida” é tema de encontro com pais na Patrulha Juvenil de Garça – 30/05/2014.

“Em peso”, pais de adolescentes assistidos pelos programas e cursos da Patrulha Juvenil prestigiaram o evento. Wilson Damasceno leva drogas de verdade para pais conhecerem e saber identificar o problema.

A Patrulha Juvenil de Garça realizou, na última sexta-feira, 30 de maio, em seu auditório, palestra aos pais dos adolescentes aprendizes. Segundo a gerente-administrativa da entidade, Márcia Praxedes, o tema era “Valorização da Vida”, e, para isso, contou com a presença do delegado aposentado, dr. Wilson Alves Damasceno, e o escrivão de polícia também aposentado, Getulio Tomoyuki Sato. Ambos atuaram por muitos anos na Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Marília.

Falando sobre o tema abordado, o Dr. Damasceno destacou que o objetivo do encontro era contribuir para o fortalecimento da família por meio do trabalho de desestímulo no uso de bebidas alcoólicas e outras drogas. “Isto porque a sociedade não tem se conscientizado quanto aos malefícios que as drogas trazem para a pessoa, para a família e para a sociedade”, disse ele.

“Muitos não conhecem, sequer, os tipos de drogas, por isso trouxemos para mostrar em espécie, cocaína, haxixe, crack, maconha e êxtase, para que os pais, conhecendo, possam fazer a prevenção dentro de casa no relacionamento com os filhos”, acrescentou.

Damasceno acredita que a escola poderia desenvolver, de maneira mais acentuada, esse trabalho de levar a informação e conscientização. “A escola é o centro de convergência da sociedade, pois é lá que a sociedade é formada. É lógico que o trabalho de formação envolve, em primeiro plano, a autoridade de pai e de mãe, de avô, enfim, aquele que estiver com a criança sob sua tutela, sob sua autoridade e a escola é um elo dessa formação”.

Para ele, a importância de se estabelecer a parceria entre família e escola e abrir esse espaço para que o trabalho seja completo e tenha êxito pode resultar em o jovem no futuro ter condições de caminhar, “sem precisar de muleta química ou qualquer tipo de substância para dar conta desse mundo competitivo em que nós vivemos”.

ASSOCIAÇÕES

Ainda na opinião do Dr. Damasceno, as associações de moradores de bairro também poderiam desenvolver atividades com este mesmo objetivo. O enfoque tem de ser sempre a prevenção à dependência química, ao envolvimento com os vícios de maneira geral.

“A associação der moradores pode, claro, dar essa contribuição envolvendo a comunidade numa discussão para que cada um tenha e dê o devido valor – primeiro: à sua pessoa – o ser divino que todos nós formamos -, à nossa integridade física e mental e também à sociedade como um todo”, salientou.

O delegado aposentado foi mais além, concordando que o poder público poderia investir mais nesta questão que envolve a informação, conscientização e prevenção. “O grande investimento do poder público, que nós chamamos de prevenção social é a geração de empregos, de oportunidades para a juventude. Isto para que ela possa ter uma perspectiva de futuro boa e não tenha ociosidade e necessidade, de repente, para se envolver na criminalidade”.

Ele destacou que é importante, em um primeiro momento, o poder público proporcionar a geração de emprego, capacitar a juventude “que está chegando” e também, conscientizar esta moçada que está se formando quanto às consequências que a bebida alcoólica e outras drogas trazem. “Este é o trabalho que nós estamos realizando há quinze anos”.

Quanto ao que a Patrulha Juvenil de Garça vem desenvolvendo junto aos adolescentes, por meio dos cursos, treinamentos demais atividades, o Dr. Damasceno foi enfático: “Trata-se de um trabalho de fundamental importância em envolver a juventude em atividades, sejam elas voluntárias ou que tenham um ganho, mas de certa forma, promover sempre o conhecimento, que é algo que eles vão levar para a vida toda”.

Quem é Wilson Alves Damasceno

Wilson Alves Damasceno nasceu em 8 de julho de 1962, na cidade de Assis/SP. É formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Marília e exerce a função de Delegado de Polícia. Ele é casado com Márcia Andréa Sarmento Damasceno, com quem teve duas filhas: Priscila Andréia Sarmento Alves Damasceno e Isabella Andréia Sarmento Alves Damasceno.

Segundo informação divulgada pelo site da Câmara Municipal de Marília, Damasceno é diretor da Associação de Amigos do Educandário Bento de Abreu; é rotariano do Rotary Clube de Marília Alto Cafezal; idealizador e coordenador do projeto Pauta antidrogas; palestrante nos Encontros de Casais com Cristo; diretor de Prevenção e Educação no Conselho Municipal de Entorpecentes de Marília; presidente da Comissão dos Registros Históricos de Marília e presidente da Associação de Moradores do Jardim Tropical.

Wilson Alves Damasceno foi eleito vereador para o 1º mandato com 2.111 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira, no dia 5 de outubro de 2008. Foi reeleito vereador, para a 18ª Legislatura, 2013-2016, com 3.365 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB. Foi o candidato a vereador mais votado nas eleições de 7 de outubro de 2012.

 

Postado por: Username: 5 doesn't exist or feufield is not set Publicado em: 30/05/2014 Mais notícias